Se você deseja se conectar com um grande público de clientes em potencial e usar a popularidade do Google a seu favor, o Google Ads é uma das melhores ferramentas para qualquer empresa.
Você pode maximizar sua exposição online e complementar com eficácia outras campanhas publicitárias para maximizar as vendas e o ROI.
Afinal, o que é Google ADS?
O Google Ads é um programa que permite aos usuários criar anúncios on-line que segmentam públicos com base no que procuram enquanto realizam pesquisas no Google, navegam na web ou assistem a vídeos no YouTube.
Ao contrário da otimização de mecanismo de pesquisa orgânica (SEO), o Google Ads usa uma plataforma de pagamento por clique (PPC) que exige que os usuários paguem sempre que um visitante clica em um anúncio.
É garantido que muitas das pessoas que usam o Google no dia a dia estão pesquisando tópicos relacionados a determinados problemas que sua empresa trabalha para resolver.
Com o Google Ads, sua empresa pode ser o primeiro resultado que as pessoas veem quando procuram soluções específicas.
Se sua empresa está atrasada no mundo digital, não há melhor momento para começar a trabalhar rapidamente, e o Google Ads pode ser um excelente canal de marketing para sua empresa.
O Google Ads é usado para muito mais do que uma compra imediata ou uma plataforma de marketing para tomada de decisões.
É uma ótima maneira de atrair usuários para o seu site que, de outra forma, não teriam ouvido falar de você e podem se tornar um cliente hoje ou daqui a um ano.
Talvez você já esteja trabalhando em seu SEO e ache difícil subir na classificação das palavras-chave desejadas. A grande notícia do Google Ads é que você pode pular a fila e colocar seu site direto no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa.
O Google Ads pode ser usado para reconhecimento da marca, remarketing, geração de ligações ou preenchimento de formulários e muito mais.
Ainda está com dúvida se deve usar o Google Ads?
Argumento nº 1: vou gastar muito com o Google Ads!
No Google Ads é preciso investir dinheiro, muitas vezes, quando as pessoas começam a anunciar, elas podem não investir toda a sua verba de marketing nos lugares corretos, deixando-os com uma perda de fé na plataforma.
Mas é importante lembrar que todos os canais de marketing custam dinheiro, a questão é se você está obtendo ou não retorno sobre esse investimento. Antes de desistir do Google Ads como uma causa perdida, é bom tentar descobrir por que está gastando tanto.
Segue algumas dicas de coisas que você pode fazer para otimizar sua conta no Goodle ADS.
Aprenda a como usar: um dos principais motivos pelo qual as pessoas costumam desperdiçar dinheiro porque elas não dedicaram tempo para aprender o Google Ads. Infelizmente, muitas vezes é bem difícil de entender e leva tempo para dominar, estudo e experiência para entender melhor, todas as pesquisas são pagas. Pegue algum tempo lendo, assistindo webinars instrutivos, entendendo coisas como estrutura da conta, tipos de correspondência, palavras-chave negativas, estratégias de lance e, se você for super ambicioso, obtenha a certificação em Google Ads.
Use correspondências mais restritivas: todos os seus tipos de correspondência são amplos? Geralmente, é por isso que o Google Ads se torna tão caro! Aplicando correspondências mais amplas, seus anúncios serão veiculados para um público-alvo muito maior e, com isso, irrelevante, levando a cliques de um público errado.
Elaborar um orçamento com uma estratégia de lances dentro da realidade: determinar orçamentos e lances pode ser uma tarefa em tempo integral em si, mas não complique demais o processo. Analise o quanto você pode gastar em cada campanha e defina seu orçamento diário de acordo.
Acompanhe os gastos: existem muitos motivos pelos quais seus gastos pode crescer e sair de controle. Suas palavras-chave podem estar acionando cliques irrelevantes ou você esteja usando lances automáticos que estão esgotando rapidamente seu orçamento ou uma atualização de algoritmo tenha causado um aumento vertiginoso.
O ponto chave aqui é que você precisa ser atencioso e revisar os KPIs e gastar diariamente, mesmo que reserve apenas 10 minutos por dia. Faça isso, e terá uma garantia de não desperdiçar dinheiro com cliques irrelevantes.
Argumento nº 2: trabalhamos com SEO, não precisamos de anúncios
Você deve definir lances nos termos do nome da sua marca, porque seus concorrentes vão fazer isso, portanto, você vai querer roubar esses cliques deles.
Quando você deseja adicionar novas palavras-chave na busca orgânica, Leva muito tempo para o seu conteúdo aparecer na SERP e às vezes, isso nunca acontece.
Você pode adicionar novas palavras-chave com PPC de forma rápida e, depois, ver de forma rápida se elas valem a pena e são lucrativas para você.
Além disso, diferentes tipos de palavras chave com diferentes níveis de intenção conduzem a comportamentos de pesquisa diferentes.
O SEO é ótimo para pesquisas informativas e no topo do tráfego do funil, mas as consultas de pesquisa com alta intenção comercial tendem a entregar SERPs muito diferentes cheias de anúncios, nada além de anúncios acima da dobra.
Esses tipos de palavras-chave de muitas buscas e alta conversão, costumam custar muito caro assim roubando boa parte do orçamento. As pessoas as vezes não chegarão nos seus resultados orgânicos na parte inferior da página.
Finalmente, o importante sobre um ótimo SEO é que ele não é 100% confiável. Mesmos seguindo todas as práticas recomendadas, as melhores classificações não são garantidas.
Argumento nº 3: Google Ads não me gera conversão
Conta mal configurada: muitas vezes, os anunciantes não estão vendo conversões porque a conta está muito desorganizada.
Pode ser que estão usando palavras-chave que sejam muito amplas, gerando clique irrelevamtes. Geralmente, essas contas não usando palavras chaves negativas em suas campanhas para retirar pesquisas irrelevantes e seus grupos de anúncios provavelmente estão cheios que não fazem sentido real para o negócio. Siga este guia para configurar a estrutura de sua conta de maneira adequada, pois a forma como sua conta é estruturada é o alicerce para a obtenção de resultados com a pesquisa paga.
Se você não domina o Google Ads, convém evitar o DKI até se sentir um pouco mais confortável. É totalmente embaraçoso aparecer para termos não relacionados.
O ADS é uma ferramenta incrível ser usada da maneira correta, pode te gerar muita rentabilidade, então antes de se arriscar no negócio, busque conhecimento e estude bastante.