Estudar para as provas em qualquer momento do semestre pode ser estressante, mas estudar para as provas finais pode ser ainda mais estressante.
Coletar todos os materiais necessários para criar um cronograma e avaliar quanto tempo você tem para estudar antes do início das provas finais pode ajudá-lo a criar um cronograma de estudos.
Considerar cuidadosamente as restrições de seu tempo e seguir seu cronograma de estudos pode ajudá-lo a criar um cronograma útil e a ser mais produtivo durante os estudos. Isso é especialmente importante se você planeja entrar na carreira militar.
A seguir separamos dicas essenciais para montar o seu cronograma de estudos que vão facilitar sua vida.
Escolha um calendário para controlar sua programação
Antes de realmente criar um cronograma de estudos para a semana de provas finais, você precisa decidir o que exatamente vai usar para o agendamento.
Você pode preferir calendários de papel ou planejadores, ou pode usar um aplicativo digital, como o calendário do seu telefone ou um aplicativo de estudo real.
Imprima sua programação de provas
Antes mesmo de começar a elaborar um cronograma, certifique-se de ter todas as datas das provas à sua frente. Isso tornará a criação de sua agenda muito mais fácil, pois você não terá que parar para buscar informações ou, pior ainda, terá que reiniciar porque se esqueceu de uma prova.
Algumas escolas programam todas as finais durante uma semana de finais. Nesse caso, o horário da sua prova final pode não ser no mesmo dia ou no mesmo horário de quando sua classe normalmente se reúne. Certifique-se de observar se isso é verdade.
Alguns professores podem programar sua prova final durante o horário normal de aula, mesmo se sua escola tiver uma semana dedicada às provas finais. Certifique-se de ter essas informações também.
Calcule quanto tempo você tem
Quanto tempo você tem para estudar para as provas finais vai depender de quando no semestre você começa a traçar sua programação. Quando estiver pronto para definir seu cronograma de estudos, calcule quantos dias você tem entre agora e a data dos exames. Obviamente, esse será um número diferente para cada exame.
Lembre-se de que você pode não conseguir estudar todos os dias. Se você tem um lote programado em um dia específico, deixe esse dia fora de sua programação de estudos. Isso lhe dará uma ideia mais realista do que você tem que trabalhar.
Decida quando você vai estudar
Algumas pessoas estudam melhor à noite, enquanto outras estão mais alertas pela manhã. Programe seu tempo de estudo para um horário do dia em que você saiba que será o mais perspicaz – isso o ajudará a reter as informações com mais facilidade.
Se você não sabe em que horário estuda melhor, experimente. Estude de manhã em um dia e à noite no dia seguinte.
Agende tudo
Antes de criar seu cronograma de estudos, certifique-se de adicionar as coisas que não sejam de estudo – aulas, atividades extracurriculares, consultas médicas, etc. – para saber o tempo que realmente tem disponível.
Isso o impede de agendar um horário de estudo e, em seguida, perceber que teve um compromisso que esqueceu e que deve faltar ao seu horário de estudo.
Estabeleça metas realistas para suas sessões de estudo
Não agende tempo de estudo por oito horas por dia além das outras coisas que você também tem que fazer. Quanto mais realista você puder ser, mais produtivo será o seu estudo.
Seja realista sobre o que você pode fazer em cada sessão de estudo. Não programe o estudo de 5 capítulos, a redação de um artigo e o trabalho em um projeto, tudo no mesmo bloco de 2 horas.
Concentre-se em um tópico de cada vez
Em cada sessão de estudo, estudar um assunto por vez pode ajudá-lo a se concentrar melhor no material e, portanto, reter mais.
Dividir seu tempo entre vários assuntos por sessão de estudo não dá tempo suficiente para se aprofundar o suficiente no material para realmente reter alguma coisa.
Alguma mudança é boa quando você está estudando. Estudar um tópico para uma sessão de estudo e, em seguida, mudar para algo totalmente diferente na próxima sessão pode manter as coisas frescas e manter sua eficiência e energia.
Conclusão
Não é tão difícil como parece criar seu cronograma de estudos não é mesmo? Em poucos passos dá para fazer o seu. Um cronograma de estudos é essencial para todas as áreas mas se está buscando entrar na carreira militar marinha é primordial um planejamento para se sair bem nas provas.
Agora é só colocar em prática! Vamos lá. Deixe seus comentários abaixo para eu saber se gostou do conteúdo.