Um logotipo é, basicamente, a expressão da identidade visual de uma empresa por meio de uma representação gráfica, em que cores, traços, números, símbolos, entre outros componentes, atuam em harmonia para que esse objetivo seja alcançado.
E um dos principais motivos para que essa representação da identidade visual de uma empresa seja transmitida por meio de símbolos é que isso permite que ela atinja culturas das mais singulares e com as mais diversas línguas – o que um elemento gráfico é capaz de fazer como poucas ferramentas.
Não importa se você é um habitante do frio e quase inalcançável território russo, se ganha a vida como um executivo de Wall Street, ou se é um jovem estudante indiano, um policial canadense ou uma dona de casa venezuelana; não importa!
Ao deparar-se com aquele “M” gigante da McDonald’s, com a logo da Nike, ou mesmo com o símbolo da montadora Ford, nada mais será necessário ser dito, pois todos de cara já saberão exatamente do que se trata.
E essa é a força dos logotipos e das suas principais tendências: alcançar culturas e povos com as características mais singulares e fazer com que todos eles de alguma forma reconheçam, comprem, admirem e eternizem no seu imaginário uma determinada marca.
Mas como um logotipo é construído?
O logotipo de uma empresa é o resultado da ação de uma equipe de marketing, publicitários, designers, entre outros profissionais, que deverão ser capazes de conhecer com profundidade o perfil de uma empresa.
Mas não é só isso. Eles deverão também conhecer com profundidade o seu nicho de mercado, alcance global ou nacional, entre outras particularidades que serão como um norte nessa busca por representar fielmente e de forma minimalista (de preferência) a missão e os valores de uma organização.
Dessa forma, será possível definir os padrões e tendências que serão utilizados, que podem ser um design minimalista (em que menos é mais); o uso de círculos, linhas ou formas geométricas; ou mesmo a aplicação de um gradiente, cores em neon, cantos, curvas, entre outras possibilidades.
Além de uma combinação de tendências que ajudem a tornar esse logo sóbrio, objetivo e um espelho exato da identidade visual da empresa.
A importância de escolher bons profissionais
Foi se o tempo em que a construção do logotipo de uma empresa era algo que ficava nas mãos de um único designer gráfico, que oferecia ao cliente algumas possibilidades; e destas ele teria que escolher a que mais se aproximasse da identidade e dos valores da sua organização.
Hoje em dia esse trabalho está nas mãos de uma verdadeira equipe multidisciplinar; muitas vezes sob o comando de uma agência de publicidade, que é quem disponibiliza os seus profissionais de Branding, publicidade e designer para a execução de tão desafiadora missão.
No entanto, para quem ainda está nos primeiros passos em direção ao êxito e ao sucesso no mundo do empreendedorismo, por sorte já existe um verdadeiro exército de designers autônomos que, munidos de um bom portfólio, acabam por oferecer um melhor custo-benefício para quem ainda está “engatinhando”.
E, a partir daí, só terá que cuidar para que o profissional esteja sempre abastecido com toda a informação necessária para que essa representação gráfica da sua empresa saia realmente a contento; como uma verdadeira “assinatura” gráfica que correrá o mundo na forma de um “cartão de visitas” da sua organização.
Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo e aguarde as nossas próximas publicações.