É cada vez maior o número de brasileiros que optam pela carreira com autônomo. Essa escolha é muitas vezes motivada pela necessidade de investir em um negócio próprio, ou ainda uma alternativa a dificuldade de conseguir uma colocação no mercado formal.

Quando falamos de empréstimos para autônomos, sempre existem dificuldades, uma vez que quando o profissional não paga INSS, e não tem firma registrada, não consegue comprovar renda. O que dificulta o acesso a maioria das instituições financeiras que concedem crédito.

Durante a leitura desse artigo, você vai entender como funciona o empréstimo para autônomos. Confira.

Quais as modalidades de empréstimo para autônomo?

Como colocamos anteriormente, essa categoria tem algumas restrições para a solicitação de um empréstimo, mas existem opções que podem ser solicitadas. Vejamos:

1.      Empréstimo para autônomo com registro MEI

Se você é autônomo e possuem registro de MEI – Microempreendedor individual, você pode solicitar empréstimos empresariais com valores de juros bem abaixo dos juros dos empréstimos pessoais. No entanto esse tipo de empréstimo depende do tipo de negócio, e somente pode ser aplicado para fins empresariais.

2.      Empréstimo para autônomo que paga INSS

Se você não tem empresa registrada, mas paga o seu INSS como autônomo, então você pode comprovar renda através da sua declaração de imposto de renda e extratos de sua conta bancária. Porém, não são todas as financeiras que aceitam esses comprovantes, mas existem várias opções no mercado com essa possibilidade.

3.      Empréstimo para autônomo informal

Essa é a categoria que possuí mais restrições para conseguir formalizar um empréstimo para autônomo. Isso porque não tem comprovação de renda e portanto não consegue comprovar que pode pagar as prestações do empréstimo.

No entanto algumas financeiras oferecem linhas de créditos para autônomos sem formalização, mas os juros costumam ser bem mais elevados do que os outros tipos de empréstimos.

Há ainda financeiras que realizam empréstimos para autônomos com garantias. Neste caso você vincula algum bem que possua valor igual ou superior ao valor do empréstimo como garantia dos pagamentos.

Mas é importante ressaltar que nesse caso, se você ficar inadimplente corre o risco de perder o seu bem, então tenha certeza de que pode pagar as parcelas do empréstimo antes de assinar o contrato.

 

Onde conseguir empréstimo para autônomo

Existem várias financeiras que oferecem empréstimos para autônomos, conheça as principais:

1.      Bom para Crédito

O Bom para Crédito é conhecido como o maior shopping de crédito online do Brasil. Você pode contratar empréstimos para autônomos e sem nenhuma documentação prévia, apenas com o preenchimento de um cadastro de perfil.

 

2.      Geru

O Geru, é uma operadora que oferece basicamente os mesmos benefícios da anterior, mas com opções mais reduzidas de opções de financiadoras. No entanto possui linhas direcionadas a empréstimos para autônomos.

 

  1. Lendico

No Lendico é possível realizar empréstimo para autônomos de R$1.000 até R$ 50.000 reais. O empréstimo é realizado 100% pela internet e os juros são menores que dos bancos. No entanto o site não aceita negativados e também não aceita bens como garantia.

 

Conseguiu entender como funcionam os empréstimos para autônomos? Então análise e veja se é uma boa opção para você.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *