A testosterona é um importante hormônio masculino, embora presente nas mulheres em pouca quantidade, o mesmo é predominante nos homens. Esse hormônio é responsável pelas características masculinas, como o engrossamento da voz, aumento da libido, pêlos no corpo, físico, ganho de massa muscular e outros.
Aos 30 anos de idade a produção desse hormônio começa a diminuir e por esse motivo a maioria dos homens começa a se preocupar, e recorrem a alternativas como o gel macho macho para melhorar o desempenho sexual e suplementos para conseguir mais benefícios para o corpo.
Mas, o que muitos não sabem é que com os alimentos certos incluídos em uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos são essenciais para aumentar e regular os níveis desse hormônio.
Confira a seguir alguns dos alimentos que ajudam no aumento da testosterona de forma natural.
Como aumentar a testosterona através da alimentação?
Para aumentar os níveis de testosterona, basta incluir em sua dieta os seguintes alimentos:
- Cebola
Consumir cebola ajuda a aumentar os níveis de testosterona e também melhora o desempenho sexual, pois contém queratina, o que aumenta a produção de óxido nítrico pelo organismo.
- Azeite
O azeite de oliva é rico em nutrientes, sendo uma das opções mais saudáveis para o tempero de alimentos, como exemplo, saladas. Além disso, os seus nutrientes ajudam a regular os níveis de testosterona no organismo.
- Ovos
Os ovos são uma fonte completa de aminoácidos e proteínas. Embora eles possam ter uma má reputação, porque seu consumo excessivo pode favorecer o aumento do colesterol ruim, a verdade é que é um alimento muito saudável. Além disso, os ovos aumentam a produção de testosterona graças às proteínas, gorduras ômega e vitamina D.
- Óleo de coco
Embora haja uma demonização das gorduras saturadas por causa da mídia, uma ingestão adequada desses ácidos graxos pode ser boa para o coração. É o que muitos estudos sugerem, que afirmam que o óleo de coco, com alto teor de gordura saturada, é realmente protetor contra doenças cardiovasculares . Também ajuda a equilibrar o colesterol (mais HDL, menos LDL) e lipídios no sangue. Gorduras saturadas também são benéficas para o aumento da testosterona.
- Café
A cafeína estimula o sistema nervoso e aumenta os níveis de cAMP , um nucleotídeo que funciona como um segundo mensageiro em vários processos biológicos e que intervém favoravelmente no aumento da produção de testosterona.
- Passas
Passas são anti-inflamatórios e contêm muitos antioxidantes, como o resveratrol, que tem sido associado ao aumento da testosterona e redução dos níveis de estrogênio. Além disso, 100 gramas de passas contêm 3 mg de boro, o que, como vimos, é um mineral que favorece o aumento da testosterona.
- Abacate
O abacate é um alimento muito nutritivo, mas muito diferente de outras frutas, já que 77% de seu conteúdo calórico provém de sua gordura. Gorduras de abacate são saudáveis e correlacionadas com o aumento da produção de testosterona.
Os abacates também contêm muita vitamina E, que é uma das vitaminas lipossolúveis mais importantes para a produção de testosterona.
- Ostras
As ostras são consideradas a comida afrodisíaca por excelência. Eles têm um alto teor de zinco que aumenta a produção de testosterona e espermatozóides. O zinco também oferece vários benefícios para a saúde e é necessário ter um bom sistema imunológico e também é conhecido por inibir a aromatase. Esta última enzima ajuda a melhorar a produção de testosterona.
- Cogumelos
Cogumelos não são apenas ideais como ingredientes de pizza, são alimentos muito saudáveis. Eles estão cheios de polissacarídeos, e como foi demonstrado em muitos estudos, eles demonstraram exercer efeitos anti-estrogênicos, já que parecem bloquear naturalmente a enzima aromatase que converte a testosterona em estrogênio, assim como ostras.