Na engenharia de software, o trabalho remoto faz muito sentido, pois na maioria das vezes, você só precisa de um computador e de uma conexão com a Internet para realizar suas tarefas. Portanto, há menos motivos para forçar as pessoas a se sentarem em um escritório predefinido todos os dias. Consequentemente, tornou-se uma característica importante de muitos empregos de TI, mesmo na Bélgica, embora definitivamente não seja o mercado de trabalho mais voltado para o futuro. Dito isso, na maioria das vezes, a oferta de trabalho remoto só se aplica a uma parte da semana (1 ou 2 dias por semana parece ser a proposta mais frequente aqui). No entanto, definitivamente está se mantendo na maioria das empresas.
Há muito o que dizer sobre o trabalho remoto, e vejo muita defesa radical da prática. Eu concordo com a maior parte disso. Dito isso, trabalho remotamente há pouco mais de 5 anos e agora devo reconhecer que não vem sem estresse, e com ele vem vários outros problemas juntos, como a Ejaculação rápida. Isso pode ser uma surpresa para alguns, mas, no final, acho que o trabalho remoto me prejudicou nos últimos dois anos, especialmente quando fiquei quase completamente distante por um ano, de junho de 2016 a junho de 2017.
Então, o que pode tornar o trabalho remoto estressante?
Desumanização
Se você estiver trabalhando remotamente, a comunicação tende a se ater a canais estruturados: os bate-papos, o standup diário, talvez uma reunião global (retrospectiva, status da empresa) a cada duas semanas, Jira para as tarefas e relatórios de bugs e muitos e-mails. Isso funciona bem para realizar tarefas estruturadas, mas você pode se sentir desconectado da empresa às vezes. O fato de que a maior parte dessa comunicação acontece por escrito, ou diante de grupos, torna-os inadequados para conversas informais ou informações mais informais. Isso pode dificultar o seu trabalho, pois apenas conversar sobre a atmosfera no trabalho pode fornecer informações muito importantes sobre o bom andamento dos projetos, mas, o mais importante, pode impedir que você se sinta parte de uma comunidade.
Além disso, as trocas escritas são mais propensas a erros de interpretação, mesmo com pessoas que você conhece muito bem. Sem mencionar que, se você já passa o seu dia digitando em um teclado para realizar suas tarefas de programação técnica, pode ser chato ter sua comunicação feita por escrito também: você pode acabar se sentindo como uma máquina de processamento de texto.
Então, depois de algum tempo trabalhando remotamente, aconteceu várias vezes a mim perder as conversas de café, antes sentidas como desperdício improdutivo de tempo. Eu me senti separado da equipe, especialmente quando as equipes com quem trabalhei eram formadas por várias pessoas trabalhando no mesmo escritório / local e parecendo se divertir.
Interrupções e multitarefa
Ao trabalhar remotamente como desenvolvedor, o bate-papo (normalmente o Slack ou o Hipchat) rapidamente se torna sua linha de vida para a empresa: é assim que a maioria das pessoas tentará entrar em contato com você. E para mim, ser responsivo no bate-papo realiza o mesmo que estar no horário de trabalho em um escritório: dá uma imagem de confiabilidade. Também implica que, se você não quer realmente dar a impressão de que está fazendo muitas pausas, pode acabar verificando muito as notificações enquanto almoça, por exemplo, enquanto as pessoas o vissem trabalhando a manhã toda, ou Se você estivesse conversando com colegas naquele momento, não sentiria a necessidade de ser tão responsivo. Eu na verdade percebi que outros colegas trabalhando remotamente eram criticados porque não estavam respondendo muito rapidamente no chat.
Uma parte do problema é que, em um bate-papo, as pessoas não o veem fisicamente, portanto, não podem realmente estimar se você está em um bom momento para ser interrompido. Então, você é muito interrompido, e se você é um pouco como eu, você se sente forçado a responder rapidamente. Então, você interrompe muito o seu trabalho. E caso você não saiba: as interrupções são repugnadas pelos programadores, já que é muito ruim para a produtividade deles, pois quebra seu foco.
O outro problema com esta configuração de chat remoto é que as pessoas não sabem se você já está falando com outra pessoa. Eu não posso contar o número de vezes em que eu tenho feito malabarismos com três conversas diferentes ao mesmo tempo, o que, para mim, pode se tornar estressante, especialmente quando eu tenho tarefas para terminar no final do dia.
Além disso, devo mencionar que também há muitas vezes conversas de “lazer”, criadas para hospedar coisas não relacionadas ao trabalho (geralmente, muitos memes) que podem se tornar muito, muito faladas. Pelo menos, eu sinto que é realmente sensato silenciar essas conversas a maior parte do tempo, mas quando você volta, entender tudo o que foi dito pode ser uma tarefa assustadora, embora possa ser sua única oportunidade de ter algum “espírito de escritório”. ”Que você está perdendo por ser um trabalhador remoto.
Excesso de trabalho
Existem dois tipos de obrigações que você recebe quando está assumindo um emprego:
Obrigações de resultados , onde você se compromete a dar um determinado resultado até uma determinada data. Normalmente, para um desenvolvedor, realizar um sprint com um determinado conjunto de bugs / features para desenvolver.
Obrigações de meios, onde você se compromete principalmente a gastar parte do seu tempo todos os dias no seu trabalho, e você apenas fornece os resultados que conseguiu produzir durante esse tempo.
Eu não sou ingênuo, e sei que no final, na engenharia de software, a maioria dos trabalhos é realmente sobre resultados (você será demitido no final se não produzir nada), e não significa, mas em trabalho remoto, já que as pessoas não são vendo você trabalhar, você pode se sentir mais obrigado a mostrar resultados todos os dias, mesmo que isso force você a trabalhar 8 horas por dia. Como exemplo, não posso contar o número de vezes em que um problema de configuração ou uma chamada do cliente me levou algumas horas do meu dia, mas ainda me senti forçado a terminar a tarefa que me comprometi a fazer naquele dia, para que ninguém pudesse assumir que eu estava relaxando em vez de trabalhar. Eu sinto que se as pessoas tivessem me visto na frente do meu computador o dia todo, eu teria me sentido mais relaxado em decidir terminar a tarefa nos próximos dias.
Isso leva a duas coisas para mim: ser muito apreciado pela confiabilidade da minha saída e estar seriamente sobrecarregado. De acordo com Jason Fried da Basecamp, esse é o verdadeiro desafio de gerenciar os funcionários remotos: pessoas que trabalham muito duro .
No final, tudo isso representa para mim a questão da confiança: seu empregador confiava muito em você, permitindo que você trabalhasse em seus próprios termos e, em troca, eu sempre me senti compelido a realmente trabalhar muito mais do que se estivesse em um escritório.