Manter um espaço exclusivo de trabalho gera custos que geralmente afetam boa parte do orçamento, porém, o coworking vem para minimizá-los ao oferecer a oportunidade de manter uma imagem profissional perante o (s) cliente (s) e deixar para trás o estilo de trabalho informal.
O Coworking está se tornando cada vez mais uma alternativa para quem prefere trabalhar como freelance, mas precisa de um espaço próprio, livre das distrações do trabalho em casa.
Aqui estão alguns motivos que podem convencê-lo a trabalhar no esquema de coworking: Números que motivam.
Para o ano atual, o coworking se consolida no Brasil com mais de 1900 espaços, alcançando a terceira posição mundial, apesar de ter chegado ao país em 2010, com 50% localizado no estado de São Paulo.
“São locais que promovem sinergias entre empresas, eliminam gastos correntes correspondentes à manutenção de um escritório” (Ana Delgado, Diretora de Marketing da Vale). Portanto, a nível orçamentário, surge como uma opção atraente para quem precisa economizar neste tipo de despesas, como pequenas empresas, freelancers e startups.
Conheça o melhor coworking de Ribeirão Preto.
Crie um espaço para o cliente
Apesar da filosofia de liberdade e independência que se propõe através do coworking, este tipo de abordagem não é compatível com a desordem. Este conceito supõe um espaço destinado a receber clientes e por isso, o freelancer tem uma imagem mais profissional. Portanto, você deve esquecer a limpeza e os pedidos antes da chegada do cliente ou de reuniões informais em bares, shopping centers ou cafeterias.
Este espaço pode ser localizado em sua casa?
Claro, e se estiver localizado em uma área que se destaque pela segurança, seria o ideal, desde que o acesso de terceiros que não participam do negócio seja restrito, pois embora o coworking normalmente seja um espaço compartilhado, é orientado especificamente para o trabalho tendo inclusive locação de sala por hora. Lembre-se que para dar uma imagem profissional aos clientes, não é conveniente que eles cruzem as atividades do dia a dia e / ou sejam constantemente interrompidos por familiares, vizinhos, amigos, entre outros.
Adeus ao pijama e a uma nova imagem profissional
No trabalho em casa, o sofá passa a ser o principal móvel de trabalho, assim como o uso do pijama. Pare de se preocupar com a aparência pessoal e negligencie nossa imagem, arriscando a baixa autoestima.
Mas, ao trabalhar em um coworking, você automaticamente terá um motivo para se consertar, porque os outros colegas verão como você está vestido, se você parecer desgrenhado e, embora possa parecer incrível, seu sucesso pode depender de sua aparência pessoal.
Se o trabalho requer contribuições criativas, o estilo de coworking o manterá ativo e, dada sua abordagem profissional, porém dinâmica, pode contribuir para o processo de geração de novas ideias.
Marque o horário de trabalho
Quando trabalhamos como freelancers é difícil estabelecer horários, ainda mais se a nossa matriz for em casa, mas isso pode ser exaustivo se não considerarmos o tempo necessário para o descanso, no entanto, podemos consegui-lo com um coworking porque quando terminamos o trabalho, simplesmente voltamos para casa.
Compartilhando conhecimento, criando sinergias
Ao dividir o espaço com outros freelancers ou mesmo com pequenos negócios fica mais fácil conhecer pessoas e clientes.
O Coworking está intimamente relacionado com os setores tecnológico e criativo, dando a possibilidade de interagir com outros profissionais com os quais se pode desenvolver um projeto conjunto ou mesmo subcontratar parte dele.
Uma sinergia é criada gerando um ambiente positivo para a troca de ideias e embora a internet tenha eliminado muitas barreiras para trabalhar com pessoas de todo o mundo, um encontro pessoal é sempre produtivo, mesmo que seja breve.
Em geral, há muitos motivos para trabalhar em um novo esquema como o coworking, os principais foram expostos neste post, que podem ser ampliados com as experiências compartilhadas de quem deseja contribuir com anedotas e comentários.